sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Comunicação Digital


         
Atualmente com a expansão das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação, ampliaram-se as possibilidades de comunicação, a exemplo da telefonia móvel aliada a ferramentas da web. Desde cedo as crianças tem contato com diversas maneiras de se comunicar e interagir com o mundo, esta sua educação midiática lhe foi proporcionada pelo contato com televisão, vídeo, cinema, internet, entre outros. A criança enquanto brinca aprende a informar-se, a desvendar o mundo, a fantasiar e expande suas emoções e conexões cognitivas.
Se a criança está inserida no mundo digital e sabe relacionar-se com TICs, como a educação escolar pode aproveitar esse conhecimento e ampliar as formas de aprendizagem? Esta pergunta confesso que me afligi, é notório que quando não temos propriedade num determinado assunto, neste caso são as ferramentas tecnológicas da comunicação, não se tem segurança em propor estratégias diferenciadas e inovadoras para mudar o ensino vigente. Então como se pode responder a questão? Inicialmente o professor deve admitir que precisa aprender a manusear com eficácia e pedagogicamente as TICs; em um segundo momento a escola também deve adequar-se, oferecer computadores conectados a rede e materiais e espaços que subsidem essa relação educacional; em um terceiro momento o professor deve desenvolver estratégias metodológicas aliadas as TICs com o propósito de integrar os conhecimentos tecnológicos dos alunos à proposta curricular da escola, para que seja viável a construção de conhecimentos plurais e democráticos.
Esse novo fazer educativo baseia-se na interatividade. Segundo Lynn Alves e Cristiane Nova, no texto “A comunicação digital e as novas perspectivas para a educação”, “A interatividade é compreendida como a possibilidade do usuário participar ativamente, interferindo no processo com ações, reações, tornando-se receptor e emissor de mensagens que ganham plasticidade, permitindo sua transformação imediata, criando novos caminhos, (...) valendo-se, para isso, do desejo dos sujeitos.” E é isso, os novos modelos pedagógicos mediados pelos suportes tecnológicos se diferenciam dos antigos modelos escolares por partirem da integração das necessidades do usuário com o currículo priorizando a realização do aluno como pessoa e ser social.
Confira o texto de Lynn Alves e Cristiane Nova na íntegra: http://www.lynn.pro.br/producoes.php, como também um vídeo produzido pro comunidades Virtuais http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=bfB3lYPruHg, valem a pena.

Um comentário:

  1. Olá Cice. Seu blog está bem comunicativo. Dê continuidade heim? Abraços
    Prof.

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